Review 2×10: ‘The Serpent That Did Sting Thy Father’s Life’

A season finale começa com um flashback do momento em que o avião de Robert foi atingido, mudando para uma cena de um príncipe jovem brincando no palácio momentos antes de seus irmãos nascerem. O episódio então muda para 36 horas antes, onde Liam – após descobrir que Pryce matou o rei – vai até o quartinho secreto de Jasper onde assiste ao vídeo incriminador. Ver tudo isso o faz buscar por vingança, mas antes que ele possa alcançá-la, o segurança o prende dentro. Salvando-o de si mesmo.

Em outra área do palácio, Helena oferece a Cyrus paz, com um tigre de pelúcia que pertencia ao Príncipe Robert. Embora Helena esteja tentando fazer as pazes, Cyrus não está no humor já que pretende retirar seu privilégio de rainha casando com Prudence. Ainda assim, Helena insiste. “Brigar não me levou a lugar algum,” ela diz. “Pior do que isso, me trouxe aqui, para este lugar.”

Enquanto isso, Liam diz a Eleanor, que está absolutamente esquecendo Jasper, após a verdade da morte de seu pai. Ao ouvir o nome de Pryce, Eleanor reluta contra si mesma. Liam tenta conter-se dizendo que tem um plano. Mas há um porém: O plano involve Jasper. “Eu sei que você tem problemas com confiança, eu sei que as pessoas falharam com você, incluindo ele, mas ele não parou até descobrir a verdade. E descobriu.”

Com Eleanor, Liam e Jasper no mesmo barco, o irmão de Domino está dando ordens à Pryce. Eles irão agir numa partida de futebol para comemorar o Rei Simon. O plano? No telão irá ao ar a confissão da Duquesa sobre matar sua irmã. Mas com Dominique bisbilhotando, Liam e Eleanor conseguem planejar: Eles irão substituir o vídeo da Duquesa pelo vídeo de Ted Pryce esfaqueando seu pai até a morte.

Mais tarde, Helena decide juntar-se a Eleanor, Liam e Jasper em um encontro de mentes onde discutem as marés em seu favor. “Eles querem um tribunal público?” pergunta Helena. “Nós daremos a eles.” Enquanto estão no túnel, Cyrus e Prudence são casados pelo padre mais bonito que já vi. Num outro momento, Pryce descobre que não há como sair da partida de futebol já que ele foi ameaçado e chantageado pelo irmão de Domino.

A noite chega, e com isso Jasper vai até o quarto de Eleanor para a checada final antes da partida.

“Eu nunca pude dizer obrigado antes,” ela diz. “Por encontrar evidências, não desistir.” Se torna claro que Eleanor não está buscando vingança como no começo do episódio. “Eu aprecio o que você fez por nós, mas quando tudo isso acabar, eu preciso que você vá embora e não volte,” Eleanor pede. “Eu não posso te ver mais. É muito difícil.”

No grande dia, Liam troca de carro com Helena encontrando Pryce. Liam tem seu dedo no gatilho quando o telefone de Ted toca, é Eleanor. “É exatamente o que papai queria,” ela diz a ele. “É quem você achou que não seria por ele e para o mundo. Mas se você fizer isso, então você falhará com papai… E eu não posso te perder, Liam.”

Liam decide ouvir sua irmã e saem do carro para o estádio, onde Eleanor e Jasper estão upando o vídeo de Ted. A multidão assiste ao assassinato em choque e pedem por vingança ao ver que o homem responsável está ao lado de Liam. Os admiradores da família Real invadem o campo a fim de machucar Ted, que faz com que a trajetória do príncipe de volta ao carro se suceda.

No meio Tempo, Cyrus descobre que seu filho está desaparecido, onde ele vê Helena trancar um portão nos túneis. Ela ajudou Prudence e seu filho escaparem – e ela está orgulhosa. “Você tira o meu futuro, e eu tiro o seu,” ela diz. “Aproveite o câncer.” Oh, e o padre? Era o ginecologista de Helena, o que faz com o que o casamento seja inválido.

No fim do episódio, vemos uma mão se mexendo no meio de um campo. Estaria Robert vivo?

Fonte: EW